SOBRE O PORTFOLIO
O PORTFOLIO é uma estratégia educacional (ferramenta pedagógica) que para o nosso curso é adotado como um procedimento de avaliação discente.
Para nós é uma coletânea de trabalhos realizados ao longo do período e que ao final busca contemplar diferentes competências a serem desenvolvidas pelos alunos na construção do conhecimento jurídico e permitir a auto-reflexão sobre o processo educativo.
As atividades do portfolio deverão ser elaborados na medida em que são propostas e é recomendável um diálogo com o professor a respeito do desenvolvimento do trabalho.
Fazem parte do portfolio os seguintes documentos (veja o modelo) :
1. folha de rosto
2. apresentação
3. expectativas iniciais
4. trabalhos :
a) Estudo dirigido 1
b) Estudo dirigido 2
c) Estudo dirigido 3
d) Relatório de atividade especial 1
e) Relatório de atividade especial 2
5. tabela de avaliação
6. impressões finais (opcionais)
O portfolio deverá ser entregue na data aprazada em uma via IMPRESSA (Times 12, espaço 1,5). As folhas deverão ser numeradas.
ATENÇÃO : NÃO SERÁ ACEITO PORTFOLIO INTEMPESTIVO !!!!
As impressões finais são opcionais e poderão ser entregues no último dia de aula (com a entrega das notas). Podem ser remetidas também por e-mail. Elas são muito importantes para mim, pois permitem uma reflexão sobre os rumos do curso e os ajustes que poderão ser feitos para o futuro.
PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PORTFOLIO
Estudos dirigidos = até 3 pontos (máximo de até um ponto por cada estudo apresentado)
Relatórios de atividade especial = até 1 ponto (máximo de até meio ponto por cada relatório apresentado)
Na atribuição das notas serão levados em conta os seguintes critérios :
· pertinência do trabalho com o que foi pedido ;
· qualidade e consistência dos argumentos apresentados ( precisão, objetividade e desenvolvimento lógico; força persuasiva);
· correção gramatical ;
· qualidade e amplitude da fonte pesquisada (por ex. doutrinária e jurisprudencial, se for o caso);
· autenticidade do trabalho (autoria e correção de citações e paráfrases) ;
· observância das instruções da professora na elaboração do portfolio;
· As citações e as referências bibliográficas devem seguir, respectivamente, as normas NBR10520 e 6023, da ABNT;
· para as referências bibliográficas das citações, usar o sistema autor-data (ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, data, página) após a citação. Ex.: (ALEXY, 2005, p. 200-202);
· IMPORTANTE : as citações até três linhas devem vir o corpo do texto, com o mesmo tamanho da fonte e aspas duplas; citações a partir de três linhas seguem em novo parágrafo, recuo à esquerda de 4 cm, entrelinha simples, fonte tamanho 11;
· as citações de jurisprudência devem indicar : tipo processo ; número ; órgão/origem ; relator ; data de julgamento ; data de publicação.
Mais informações sobre o portfolio podem ser obtidas nos endereços eletrônicos, compilados por Lurdes Gonçalves (Disponível em < http://portfolio.alfarod.net/doc/apresentacoes/13.Portfolio.pdf >Acesso em : 10 ago.2010). :
http://www.elon.edu/students/portfolio/
portfolios de alunos na educação superior
http://starfsfolk.khi.is/salvor/basics/portfolio.htm
portfolios para educação on-line
http://portfolio.psu.edu/about/index.html
como criar um portfolio electrónico
http://www.bced.gov.bc.ca/graduation/portfolio/
em vez de exames, alunos apresentam o seu portfolio de competências
http://www.psychologicalscience.org/observer/0401/tips.html
American Psychological Society: sobre a mais valia do portfolio no ensino
http://starfsfolk.khi.is/salvor/basics/portfolio.htm
portfolios para educação on-line
http://www.funderstanding.com/portfolio_assessment.cfm
avaliação por portfolio